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31 de out. de 2012

VOLVO RECEBE PRÊMIO INOVAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA POR ÔNIBUS HÍBRIDO


Veículo foi analisado por profissionais da PUC, UFRGS, Unisinos e Fetc
A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul elegeu o ônibus híbrido Volvo como o melhor em engenharia mecânica na premiação “Inovação em Engenharia 2012”.  “É uma honra para nós receber este prêmio, pois somos a única empresa de fora do Rio Grande do Sul, um Estado que tem uma indústria mecânica forte”, declarou o gerente da linha de urbanos da Volvo Bus Latin America, Euclides Castro.
Além da Volvo, outras seis empresas foram premiadas, todas do Rio Grande do Sul. Os projetos das empresas foram avaliados por uma equipe técnica formada por engenheiros da Faculdade de Engenharia da PUC – RS, da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Unisinos e da Faculdade de Tecnologia - Fetc.
Segundo a Volvo, o ônibus híbrido é produzido com uma tecnologia que permite uma economia de combustível de até 35% e reduz em 90% as emissões de gases poluentes, em relação aos ônibus com tecnologia Euro 3, que estão em circulação atualmente. Outra vantagem do veículo, aponta a fabricante, é que ele não emite ruído em cerca de 30% a 40% do tempo de operação.
Chamada de “Híbrida em Paralelo”, a solução híbrida foi projetada para um ônibus com dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente.  O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também é usado como gerador de energia durante as frenagens.
O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado.

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