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11 de abr. de 2013

Quantidade de postos de pesagem é insuficiente nas rodovias federais


São apenas 77 unidades na malha de 55 mil km de estradas
As estradas sob gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) têm apenas uma balança a cada 753 quilômetros, para flagrar veículos que trafegam com excesso de peso. São apenas 77 unidades – 73 em funcionamento – na malha de 55 mil km de estradas mantidas pelo Dnit. Em 2011, a autarquia lançou edital para contratar mais 161 postos de pesagem, entre balanças fixas e móveis.
A licitação previa investimento de R$ 1,12 bilhão, mas foi cancelada. O prejuízo causado pela diminuição da vida útil do pavimento alcança R$ 1,7 bilhão por ano, segundo auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU).Além de escassez de equipamentos o TCU apontou outros problemas como baixos valores das multas cobradas por excesso de peso e a falta de agentes habilitados para autuar os infratores também chamaram a atenção do tribunal.
O Dnit informou que pretende relançar em junho o edital para a contratação de mais postos de pesagem, mas com uma mudança importante: a nova concorrência será para balanças “high tech”, inéditas no Brasil, que permitem auferir o peso de caminhões e ônibus em movimento. As balanças poderão detectar o excesso com os veículos trafegando na mesma velocidade permitida da estrada, dando mais agilidade à medição.
Para a NTC & Logística, associação de transportadores de cargas, há outras deficiências. “As balanças nem sempre funcionam 24 horas. Os motoristas sabem a hora em que devem passar para fugir da fiscalização”, diz Neuto Reis, diretor- técnico da entidade. Ele também critica o fato de muitos equipamentos estarem desregulados, já que o certificado de aferição vale por 12 meses, período considerado muito longo.
Do Valor Econômico

Quebrada de Asa no ETS-2

E ae galera, blz?

              Curtam aí a quebrada de asa: