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28 de mar. de 2013

Mercedes-Benz lança novo Atego na Europa com motor Euro 6 e ‘cara nova’


O quarto e último membro da família de caminhões Mercedes-Benz na Europa a receber uma remodelação completa é o novo Atego Euro 6. Ele chega ao mercado com a missão de manter-se como o mais vendido do segmento de distribuição de cargas em curtas distâncias, com peso bruto total – PBT entre 6,5 e 16 toneladas.
Em nova versão, o Atego teve mudanças e inovações com relação ao sistema de tração, chassis e cabina. Para atender ao padrão Euro 6, que, mesmo antes do prazo estipulado, já é uma realidade na Europa, o modelo é equipado com os novos motores BlueEfficieny Power Euro 6.
Sete versões de motores Euro 6 podem ser combinadas com uma ampla gama de transmissões, tanto na versão manual, quanto na automatizada. O objetivo é adequar-se a todas as faixas de potência, garantindo que se obtenha a melhor combinação para atender a cada requisito específico das operações de distribuição em curta distância.

Transmissões automatizadas já equipam cerca de 90% dos extrapesados vendidos


por Leandro Tavares,
de São Paulo para o Brasil Caminhoneiro
Tendência ou luxo? Conforto ou economia? Nada disso. A transmissão automatizada é uma realidade do mercado de caminhões extrapesados no Brasil. Atualmente, as fabricantes dos principais modelos à disposição no Brasil afirmam que cerca de 90% dos veículos dessa categoria saem de fábrica com a caixa automatizada.
A preferência dos frotistas por caminhão com essa tecnologia é tanta que a Mercedes-Benz já não possui extrapesados com transmissão mecânica. Todos os Actros que saem da planta de Juiz de Fora são equipadas com a Powershift 2 de 12 marchas. Gilson Zinetti, engenheiro coordenador de projetos da área de Marketing de Produto de caminhões da Mercedes-Benz, dá três motivos para a estratégia da marca.
“A transmissão automatizada alcançou um nível de maturidade tido como ótimo. Além disso, o crescimento do número de veículos nas estradas aumentaram a carga de trabalho do motorista e as mudanças de marchas, gerando maior stress sobre o caminhoneiro. Para concluir, tem a falta de motoristas qualificados e o aumento da rotatividade desses, principalmente em grandes frotas”.

DER dá início às obras de recuperação das encotas da SP-055 e SP-098


O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (SLT), dará início às obras para recuperação de taludes nas Rodovias Rio-Santos (SP-055) e Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098) nesta terça (26). O investimento total é de R$ 8,3 milhões.
Na Rodovia Rio-Santos (SP-055), a empresa Maqterra Transportes e Terraplenagem Ltda terá o prazo de seis meses para a execução das obras de contenção de encostas, restauração do sistema de drenagem, recuperação da pista do trecho entre Maresias e Boiçucanga, do km 156,5 ao km 162. O custo das obras é de R$ 6,4 milhões.
Já na Rodovia Mogi-Bertioga, a empresa responsável pelas obras de restauração dos taludes e do sistema de drenagem, entre o km 79,6 e o km 85,4, é a Souza Compec Engenharia e Construções Ltda. A empresa terá igualmente seis meses para realização dos serviços e o investimento é de R$ 1,8 milhão.
(LT)
Foto: Sérgio Andrade

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