Pesquisa

3 de mar. de 2013

Shacman inaugura fábrica no interior de São Paulo no segundo semestre deste ano


Por Evelyn Haas
da redação do portal
Ainda que meio tímida desde a Fenatran passada, a marca chinesa de caminhões Shacman não pretende poupar esforços para voltar a chamar atenção do mercado. Com presença confirmada na Fenatran 2013 - Salão Internacional do Transporte -, a empresa já possui até um modelo de caminhão inédito para lançar na maior feira do setor do País, e ainda revela outros planos que tem para o Brasil a curto e médio prazo.
A grande novidade fica por conta do lançamento do caminhão da marca que será fabricado com 65% de peças de origem brasileiras, assim podendo se valer das linhas de financiamento do Finame.
Já no segundo semestre deste ano, a empresa irá inaugurar sua fábrica em Tatuí, no interior de São Paulo. Com investimento total de 100 milhões de reais, o novo núcleo de montagem dos veículos terá capacidade de produzir 500 caminhões no primeiro ano. De acordo com Reinaldo Maluto Vieira, diretor de Marketing da Shacman, a meta é produzir 35 mil caminhões por ano até 2017.
“O plano inicial era de construir a fábrica em Pernambuco, entretanto, tivemos que relocar nossa intenção de fábrica para Tatuí, pois a maioria dos nossos fornecedores de peças se encontra num raio de 200 quilômetros da cidade”, afirma Vieira.
Segundo o executivo, serão fabricados no País cinco modelos de caminhões pesados. “Eles contemplam o segmento inteiro de pesados porque podem ser adaptados na linha de montagem – por exemplo, um 6×4 pode virar um 8×4 e um 4×2 pode virar um 6×2, tudo depende das demandas do cliente”, completa Vieira.
Todos os modelos terão motorização Cummins Brasil com potência de 385 a 440 cavalos. No plano da fabricante para dar capilaridade à sua rede de revendas está uma meta ambiciosa: “pretendemos encerrar o ano com 40 novas concessionárias da marca”. O propósito é congregar todos os prazos, entre fábrica e abertura das revendedoras, para que tudo fique pronto neste ano. Agora é esperar até outubro, quando tem início a Fenatran 2013.

Bunge compra mais de 80 caminhões VW da MAN Latin America


A MAN Latin America e a Bunge Brasil, empresa do agronegócio e alimentos, fecharam contrato para a comercialização de 82 caminhões. Com esse lote, a montadora se consolida como a principal marca da frota no negócio de Açúcar & Bioenergia da Bunge.
As 82 unidades se dividirão em três modelos. O maior volume, com 62 unidades, será do VW Constellation 26.280, que vai cumprir a operação de transbordo, para a colheita da cana, ou de bombeiro. Os veículos vão atuar ainda como comboio (para serviços de lubrificação e abastecimento), guindaste ou calda pronta (com solução de defensivo agrícola).
Para aplicação como caminhão oficina — aqueles que estão equipados com ferramental para realizar consertos na usina — e borracheiro, serão 17 VW Constellation 15.190. O pedido inclui ainda três VW Delivery 8.160 para atividades de apoio diversas.
A Bunge é cliente da MAN Latin America desde os veículos Euro 3, e agora passa a adquirir os modelos Euro 5 pelo sistema EGR de pós-tratamento de emissões que equipa os motores MAN D08 desses modelos Constellation. A solução dispensa o uso do Arla 32 e é oferecida com exclusividade pela MAN Latin America no mercado de caminhões do Brasil.
“Apostamos em soluções sob medida para as necessidades de nossos clientes e confirmamos, a cada novo negócio, o sucesso de nossa estratégia. Sabemos que o EGR do motor MAN D08 é um diferencial importante para a Bunge, pois garante um custo operacional mais baixo e simplifica a logística dentro da usina”, comenta Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.
“Os investimentos constantes em modernização e manutenção preventiva da frota de veículos utilizados nas oito usinas da Bunge no Brasil são fundamentais para a segurança e confiabilidade das nossas operações. Neste caso, além de contarmos com equipamentos mais eficientes, optamos também pelo diferencial dos motores com sistema de tratamento de emissões, confirmando que a sustentabilidade é um conceito presente no dia-a-dia do nosso negócio”, afirma Eduardo Junqueira, diretor agrícola de Açúcar & Bioenergia da Bunge Brasil.