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19 de mar. de 2013

Após testar pesados do mercado, PepsiCo compra 45 unidades do P 360


A PepsiCo adquiriu 45 caminhões P 360, da Scania, com tração 4×2, modelo que foi testado e integrado à operação da PepsiCo realizando viagens reais de serviço durante seis meses. A frota será utilizada no transporte de alimentos e bebidas pelo País. Os veículos, encomendados e customizados para atender com maior eficiência à operação do cliente, já foram entregues pela Casa Scania Codema, concessionária responsável pela venda.
Para a renovação da frota relativa ao exercício 2012/2013, a PepsiCo implantou um processo de seleção com a participação dos principais modelos de entrada da categoria dos pesados. Todos os modelos, cedidos pelas fabricantes de caminhões, foram testados no dia a dia da companhia durante seis meses, período considerado suficiente para a PepsiCo avaliar o desempenho de cada um. Ao fim das provas, o Scania P 360 4×2 superou os concorrentes e foi escolhido para representar uma das principais empresas de alimentos e bebidas do mundo.
“Saber que nosso produto foi testado na operação real do cliente e apresentou a melhor média de economia de combustível entre seus concorrentes diretos comprova o quanto estamos no caminho certo”, afirma Victor Carvalho, gerente de Vendas de Veículos da Scania do Brasil. “Receber uma aprovação pública da PepiCo é mais um grande passo de excelência que nossa linha de caminhões conquista. É raro termos no mercado uma análise tão complexa de desempenho de rentabilidade, o que torna essa parceria ainda mais significativa para a Scania”.
A PepsiCo ressalta que a escolha da nova frota foi um investimento em qualidade e tecnologia. “Para disponibilizar ao mercado produtos com qualidade, dos quais nos orgulhamos e com valores percebidos pelos clientes e consumidores, a PepsiCo sempre busca os melhores profissionais, insumos, matérias-primas, equipamentos e tecnologia”, afirma Fabio Cancherini, gerente de distribuição da PepsiCo Brasil.
“Em transporte, não é diferente. Por isso, nesta nova aquisição de frota pesada, a PepsiCo optou por investir em equipamentos e tecnologia da marca Scania, que se destacaram em testes práticos executados em nossa operação. Com isso esperamos que a nova frota contribua ainda mais para que os produtos cheguem a seus destinos com qualidade, no tempo certo e sem custos adicionais”.
Todos os 45 Scania P 360 4×2 são equipados com motores adequados à lei de emissões Proconve P7 ou Euro 5, que entrou em vigor em janeiro de 2012 e reduz em até 80% a emissão de Material Particulado (MP) e 60% de Óxido de Nitrogênio (NOx). “Vale destacar também uma das maiores preocupações da PepsiCo, que é o meio ambiente. Ao adquirirmos caminhões com tecnologia Euro 5, sabemos que contribuiremos para a redução na emissão de gases”, completa Cancherini. “Estamos certos de que tomamos a melhor decisão e cada vez mais estaremos preparados para suportar o crescimento previsto para os próximos anos.”
Os caminhões Scania serão utilizados pela PepsiCo na maior parte do País na entrega de seus produtos em filiais (CDV´s), distribuidores e grandes clientes da empresa.
(LT)
Foto: Divulgação

Freio pneumático é principal problema verificado nas avaliações gratuitas do Caminhão 100% na Dutra

Durante as avaliações gratuitas do Programa Caminhão 100% em 2012, realizadas na Rodovia Presidente Dutra, o sistema de freio pneumático e cubos de rodas foram os itens que apresentaram mais problema, comprometendo a segurança nas estradas. Dos 111 caminhões que passaram pela avaliação do freio pneumático, 25% estavam com algum tipo de problema. Dos 2277 cubos de rodas avaliados, 16% precisavam de reparos.
“Graves acidentes podem acontecer devido à falta de manutenção preventiva do freio pneumático e nos cubos de rodas de caminhões”, afirma Antônio Gaspar de Oliveira, responsável pelas avaliações gratuitas do programa e diretor do Sindirepa – SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos de Acessórios do Estado de São Paulo). Além da questão da segurança nas estradas, Gaspar chama a atenção sobre o maior custo da reparação corretiva. “Com o tempo, a graxa que gira no meio do rolamento perde sua propriedade de lubrificação. Caso não seja feita manutenção, há desgaste prematuro nos rolamentos, bem como em outras peças, encarecendo o reparo”, ressalta.
Promovidas de janeiro a novembro de 2012, na Rodovia Presidente Dutra, nas cidades de Resende, Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, e em Guaratinguetá, Roseira e Guarulhos, no Estado de São Paulo, as avaliações também identificaram problemas em vazamento de motor, barra de direção e opacidade.
O programa Caminhão 100%, desenvolvido pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, em parceria com o Grupo CCR Nova Dutra, concessionária responsável pela Rodovia Presidente Dutra, tem como finalidade conscientizar motoristas de caminhões sobre a importância da manutenção preventiva. Desde sua criação, em 2008, já foram promovidas mais de 27 avaliações gratuitas em mais de 2,3 mil caminhões em diversos pontos da rodovia, onde foram checados vários componentes da parte mecânica e de segurança.
(EH)
Foto: Ilustração